A Mesbla foi uma importante rede de lojas de departamentos brasileira com atividades iniciadas em 1912 e encerradas em 1999
Nos anos 80, a empresa procurou alternativas para enfrentamento da concorrência crescente e das mudanças de hábitos da sociedade. Optou por restringir a linha de produtos e investir no segmento da moda – incluindo vestuário, cama, mesa, banho e decoração. Pretendiam representar as principais marcas nacionais e internacionais.
A partir do convite da agência de publicidade interna da empresa, constituí um grupo com a tarefa de formular o programa de design para esse novo perfil. O briefing indicava uma completa transformação.
A concepção do novo símbolo partia de uma visão tridimensional: um duplo cone inscrito em um sólido de revolução, cujo corte mediano, submerso, descreve a letra M, com peculiar geometria.
O uso da computação gráfica, que surgia na época, possibilitou a visualização de uma sequência sistematizada de vistas, que serviriam à construção de objetos concretos e virtuais a serem utilizados nas comunicações com o público.
Integraram a equipe de trabalho: Beatriz Rondon, Nelson Monteiro e Roberto Lanari.
Mesbla /id. visual novo perfil