top of page

Tombada pelo Patrimônio Histórico, a residência do colecionador de arte Castro Maia não pode sofrer nenhum arranhão. Pisos, tetos, paredes devem ser preservados em suas máximas integridades.

Móveis, objetos decorativos, etc., são conservados nos respectivos ambientes abertos à visitação. Além disso o Museu promove exposições temáticas que até o momento em que esse projeto foi contratado ocupavam um dos salões principais da casa.

O mobiliário projetado é composto de módulos auto portantes e painéis modulares móveis que acompanham todo o perímetro da sala, com dupla função: de proteção das superfícies originais das paredes; e impedimento de incidência da luz externa quando necessário ao controle da iluminação interna dos quadros e objetos expostos.

Os módulos são formados por duas partes encaixáveis. A parte inferior, ou base, pode servir isoladamente como suporte para exposição de objetos, sendo nesse caso previsto o encaixe de uma proteção de acrílico. Calçados com polietileno de alta densidade, os módulos deslizam sobre piso cerâmico original sem causar danos.

A parte superior, ou parede, é aparelhada com um sistema de contrapeso embutido para sustentação dos quadros por meio de cabos de pequeno diâmetro, nylon ou aço.

M. Chácara do Céu /sistema expositor

Binder_chdo céu_Página_07.jpg
chácaradocéu_3.jpg
bottom of page