top of page

Exposição didática sobre a história do livro, sua criação e produção; uma homenagem ao livro, realizada como parte das comemorações da Semana da Cultura em São Paulo, no ano 2000. Ocupou grande área da antiga estação ferroviária Júlio Prestes.

 

Seu conteúdo conta o surgimento e a evolução do livro no Brasil, dividindo o percurso em seis períodos.

 

O conceito gráfico é baseado em duas leituras: uma arquitetônica, fazendo o livro crescer e ocupar o espaço através de estandartes de grande formato, com um texto introdutório e imagens extraídas ou relacionadas com o livro; outra, análoga à página impressa em escala ampliada, sobre painéis inclinados – reposteurs –, apoiados em estruturas de ferro (andaimes), intercalando imagens fac-similares, fotos e textos explicativos e compartimentos com vitrines contendo manuscritos, livros raros e exemplares únicos.

 

Equipe de criação e produção: curadoria - Cristina Ferrão;  coordenação - Antonia Costa; design - Arisio Rabin; assistência/ tratamento de imagens -  Gabriel do Patrocínio, Antonia de Thuin e Renata Ratto; consultores - Virgilio Costa; Marisa Garcia de Souza e outros profissionais.

O Cordel e a Arte do Livro /exposição

pg dupla.jpg
esquema.jpg
expo_02.jpg
vista interna.jpg
bottom of page