as cores dos postos BR
0 sistema de identidade visual da Petrobrás Distribuidora foi um dos primeiros grandes projetos de design realizados no Brasil. Datado do início dos anos 70, tutelado pelo escritório Aloisio Magalhães, o projeto reuniu uma grande equipe, abordando, do design de bombas de gasolina e utensílios a pintura da frota de caminhões, navios e aeronaves, além do visual dos postos de gasolina e embalagens de produtos derivados, como óleos lubrificantes, etc., tornando-se importante marco profissional para todos que nele participaram.
Elemento de identidade essencial, a cor, ou as cores, desde sua definição à coordenação das diversas aplicações e processos envolvidos, mereceria, para a direção do projeto, particularmente para o próprio Aloisio Magalhães, um estudo especial.
Minha inclusão na equipe deveu-se ao convite de Aloisio, com base no projeto de graduação que eu havia apresentado na Esdi sobre o tema cor, contendo análise de sistemas para fins industriais/comerciais, em cuja banca ele participara.
Para o desenvolvimento do estudo duas etapas eram previstas: A análise e definição das cores e respectivos contrastes, tendo em vista os diversos usos e manifestações; e a sistematização e coordenação dos inúmeros processos envolvidos, relativos à etapa de implantação que seria desencadeada em seguida, à cargo de departamentos internos da empresa.
Prevendo-se o problema fundamental nesse contexto que é a comunicação da cor, foram estabelecidos dois sistemas espaciais de referência: o Sistema Munsell, editado e comercializado pela Munsell Company, cujas amostras de cores e devidas notações seriam utilizadas na etapa de implantação, com abrangência em todo território brasileiro, e no exterior; e o Sistema Ostwald, editado e comercializado pela Container Corporation of America sob a denominação Color Harmony Manual, utilizado na etapa projetual, na definição harmônica das tonalidades verde, azul e amarela. Pelas características geométricas, o espaço de cor do Sistema Ostwald é mais adequado ao design. Os dois sistemas fornecem tabelas de conversão.
O Projeto de identidade visual da Petrobrás Distribuidora, e a experiência de sua implantação, foi tema de doutorado de Joaquim Redig – designer associado do escritório Aloisio Magalhães. A relação do item cor no contexto geral do projeto é descrita na página de seu trabalho, em anexo, onde apresenta reproduções em baixa resolução das pranchas originais do estudo.



